Editorial - Antecipando

Por Portal Opinião Pública 29/05/2024 - 12:07 hs
Foto: Wikipedia / Reprodução

Depois de o país enfrentar um grande surto de dengue no primeiro semestre de 2024 (que culminou, até o momento, com a morte de mais de 3 mil pessoas), o Ministério da Saúde informou que planeja antecipar as ações de combate à doença para 2025, visando o período de verão, quando há uma incidência maior de casos.

A medida tem por meta não deixar que a situação alarmante vivida neste ano se repita no primeiro semestre do ano que vem, o que vai ao encontro da prevenção que todos nós cobramos. É muito mais fácil trabalhar para evitar que o problema cresça e se torne grave, do que agir antes que ele chegue a um ponto insustentável.

A iniciativa do MS em antecipar as ações é fundamental. Comparando os anos de 2023 e 2024 em relação à dengue no Brasil, vimos que neste ano o número de mortes pela doença mais do que dobrou quando comparadas às mortes que aconteceram durante todo o ano anterior. E isso sem que tenhamos chegado sequer a metade de 2024. Ou seja, caso houvesse uma campanha maior de prevenção, é muito provável que não só o número de casos diminuísse, mas também que muitas vidas tivessem sido poupadas.

É importante que o governo federal, estados e municípios se atentem mais a esses problemas e invistam na comunicação e na educação da população para que todos voltem não apenas a se informar, mas também para que adotem os hábitos de combate ao mosquito Aedes aegypti. Somente assim poderemos nos safar de cenários tão graves como o surto de dengue pelo qual passamos.